quinta-feira, 18 de junho de 2015
Summoners Wars - ToA - Torre da Ascensão - Aspectos Principais
Boas galera!
No nosso tutorial anterior,
aprendemos os conceitos básicos da torre da ascensão e os prêmios ganhos na
ToA. Agora vamos avançar um pouco para compreendermos quais os primeiros passos
para nós conseguirmos avançar até os níveis mais altos.
Antes disso, vocês precisam
entender alguns aspectos principais sobre ToA.
Os gringos deixaram um
tutorial muito interessante no site da Com2Us, pra quem tem interesse em ler
(em inglês) clique aqui:
Nesse tutorial
compreenderemos os aspectos fundamentais para finalizarmos a torre da ascensão
e seus andares. As dicas do que fazer para vencer na TOA e o que não deve
fazer. Além disso, compreenderemos mais sobre a inteligência artificial (AI) do
jogo, para tentarmos “vencer a banca”.
Bom, vamos ao que interessa!
Aspectos
principais
Antes de mais nada, nós
precisamos compreender que não há maneira de vencer a torre da ascensão se não
tiver elenco. Exatamente, igual aos esportes, você precisa de uma variedade de
opções, se não acabará encontrando diversas barreiras na conclusão desse
objetivo. Então, segue algumas dicas:
As
prioridades
1º:
Possua personagens com Runas Despair.
Monstros com ataques em área
são excelentes para essas runas que são fundamentais para a realização da ToA.
Com o Stun causado por essa runa, você terá mais tranquilidade ao direcionar
seu dano a algum monstro preocupante, tornando a run bem mais tranquila.
2º
Escolha um bom líder:
A liderança é fundamental
para que seus monstros desempenhem um papel excelente durante a sua Run. A
habilidade especial poderá fazer com que você passe de um time Meh para um time
incrível.
Ex:
Você possui um time de velocidade de ataque com 3 monstros vento. Utilizar o
Orochi (Ninja do Vento) como líder, você aumentará a velocidade dos seus
monstros do vento em 30%, fazendo com que você ataque mais vezes com aqueles
monstros.
P.S: A
Skill de lider mais usadas são as de velocidades de ataque, pois quanto mais
velocidade, maior a chance de inserir Dot, Causar stun ou aplicar dano em área
sem represálias. Porém, adeque sempre ao seus mobs, pois você pode obter
monstros que necessitem de outro Skill Leader.
3º
Tenha pelo menos 1 especialista de cada buff/debuff em mãos.
Durante as Runs dos andares
1 a 100 você vai precisar pelo menos em algum momento de alguma habilidade
defensiva ou ofensiva e isso pode acabar prejudicando sua progressão.
Ex:
Passiva da Camila (Valkyrja de Água) que precisa de um dano altíssimo, pois ela
remove os status negativos de diminui o dano recebido através de dano critico,
e ainda se cura. Um dos monstros mais difíceis de se vencer. Recomenda-se um
Ramagos (Warbear do vento) ou outro monstro de muito dano único.
4º:
Estude antes de iniciar sua batalha.
Conhecendo o mapa que
enfrentará, lhe auxiliará a montar a build exata para vence-la.
Ex: Caso você enfrente no
cenário, 7 monstros do vento, 2 de água e 1 de fogo, não será muito esperto
levar monstros de água para a batalha, correto? Monte seu time com base nos
adversários à enfrentar e busque sempre controle de grupo para obter êxito!
5º:
Entenda como funciona a inteligência artificial.
Abaixo, segue as 5 dicas
para derrotar a famosa máquina que controla os monstros da nossa t100.
Vencendo
a Inteligência Artificial (AI):
O usuário Abs01ut3 deixou algumas dicas muito
importantes para vencer a banca, no caso, a AI do jogo:
1º: A
inteligência artificial focará seus personagens com a Defesa negativada, nos casos de seu monstros ser de elemento mais fraco ou igual.
Por
Ex:
Você possui um Raoq (Inugami de Fogo) com a defesa quebrada, então o Tyron
(Sylph de Água) e o Sieq (Hellhound de Fogo) irá foca-lo, sem problemas. Porém,
a Shannon (Pixie de Vento) ainda não o focará.
2º: Seu
monstro se tornará alvo prioritário caso ele possua a defesa quebrada e o HP abaixo dos 85%. Isso quer dizer
que todas as habilidades serão direcionadas a ele, independente do elemento.
Então, use isso como estratégia em cenários onde você possua um protetor
(Chloe, Neal, etc.)
3º: A
inteligência artificial utilizará suas
habilidades de modo aleatório, porém, não evitará seus melhores ataques
sempre. Isso serve como alerta para que segure suas habilidades para não ser
pego de “surpresa” no caso de algum monstro poderoso resolva soltar aquele dano
incrível.
4º:
Existem 2 tipos de cura: A cura de
reação e a cura “buff”. A primeira cura é decorrente do HP do monstro
entrar em menos de 50%, então a inteligência artificial acredita que é
necessário proteger aquele monstro. Dificilmente algum heal ocorrerá antes
disso, pois a inteligência artificial precisará sentir a necessidade. Já a cura buff é decorrente de algum
ataque que cure e ai não há como medir a necessidade, podendo ser usada mesmo
com o monstro 100%. Ex: Monstros
como Belladeon (Inugami de Luz), Acassis (Sylphid de vento), entre outros.
5º Em
caso da AI se deparar com dois monstros do mesmo elemento, ele escolherá um
aleatoriamente, dando prioridade
para o monstro com menor defesa e HP.
Por
ex:
caso você possua o Bernard (Grifo do Vento) e 1 Shannon (Pixie do Vento), um
Raoq (Inugami de Fogo) provavelmente atacará a shannon com maior possibilidade
que o Bernard, pelo status defensivo dela ser menor.
Agora que temos a
compreensão base para iniciarmos nossa busca, vamos nos atentar as necessidades
obrigatórias para vencermos os andares da torre da ascensão:
É Altamente recomendado:
Atk
Debuff: Monstros com habilidade de quebrar o ataque de monstros
são importantíssimos para derrotar os chefes. Ex: Bernard (Grifo de Vento),
Darion (Vagabond de Luz).
Speed
Debuff: Monstros que diminuem a velocidade do alvo são
fundamentais contra quase todas as composições. Ex: Shannon (Pixie do Vento)
Dano
Continuo: Monstro que cause DoT podem são excelentes para derrotar
monstros com muita vida ou com muita defesa. Ex: Barreta (Sylph de Fogo).
Bloqueio
de Cura: Muito importante contra monstros que possuem muitos
healers na composição. Ex: Aria (Sucubbus de Água).
Provocar:
Habilidade que auxilia para evitar ataques massivos de monstros poderosos. Ex:
Ahman (Bearman de Luz).
Sleep/Stun/Freeze:
Habilidades que causem sono, congelamento ou paralisia são incrivelmente uteis
para vencer na torre da ascensão. Ex: Tyron (Sylph de Água).
Def
Buff: Melhorar a defesa do seu time é obrigatório para obter a
vitória em muitos mapas. Ex: Shannon (Pixie do vento).
Remoção
de Debuffs ou buff de imunidade: Remover danos contínuos ou
debuffs são muito importantes e devem ser levados em consideração. A imunidade
é uma necessidade em alguns mapas. Ex: Konamiya (Garuda de Água) e Chloe
(Epikion Priest de Fogo).
Pelo
menos 1 monstro com muito dano: Em alguns mestres é
impossível vencer com dano continuo, portanto, atente-se a isso! Ex: Lushen
(Joker de Vento).
Pelo
menos 1 monstro com cura alta. Simplesmente para dar
sustain para seu time. Ex: Ahman (Bearman de Luz)
Pelo
menos 1 Monstro com cura secundária: Para mapas que possuem
muito dano e gerem a necessidade de outro healer.
Opcional: Def
Debuff, Atk Buff, Crit Buff, Diminuição de Critico, Bloqueador de Buff, Remoção
de Buffs, Escudo, Invencibilidade e ampliadores de velocidade de ataque.
O
que não fazer
Abaixo,
segue uma listinha do que não é recomendado fazer nas suas runs!
NUNCA
use todas as habilidades AOE no primeiro turno.
Se você utilizar todo seu
potencial de stun no primeiro turno, ficará fragilizado nos próximos turnos de
Cooldown. Isso te deixará vulnerável e pode complicar na sua run. Busque
habilidades que causa efeitos debilitantes, como Slow em área da Shannon (Pixie
do Vento) ou DoT e Stun da Barreta (Sylph Fire).
Não
utilize muitos monstros do mesmo elemento.
Para ter um time que se
complete, por vezes utilizamos 3 ou 4 monstros para pegar o bônus de lider
especifico. Mas isso tem um revés muito crítico que pode gerar problemas para
sua run. Equilibre a quantidade de personagens, sendo o mais recomendado é 1 de
cada elemento base (fogo, água e vento). Assim, você terá maior chance de obter
vitória e causar dano e CC.
Não
insista em ter o Ahman em todas as suas runs
Mesmo sendo fundamental para
as runs, você deve utiliza-lo com cautela. Embora possua cura em área, as vezes
é melhor optar por outro personagem que possua controle de grupo do que por
essa cura. Analise os seus inimigos antes de persistir no Ahman.
Não
dependa somente de runas Despair.
As habilidades de controle
de grupo são fundamentais, mas não são 100% eficazes e podem deixar você na mão
em algumas runs. Por isso, busque personagens que possuam eficácia maior no
controle de grupo.
Existem
2 formas de controle de grupo:
Direcionada: Sono da Elucia
(Fada de Água), 2 Skill da Barreta (Silph de Fogo). São habilidades que possuem
eficácia maior, porém atingindo apenas 1 alvo.
Não direcionada: São
habilidades que atingem todos os personagens ou quase todos, porém possuem
menor possibilidade de stun/slow/sleep/freeze.
Gastar
todas as habilidades no primeiro cenário.
Controle o tempo do Cooldown
das habilidades, pois podem ser uteis nos próximos estágios da fase. Por vezes,
alguma habilidade fundamental acaba por não estar ativa no turno seguinte e
pode acabar prejudicando toda a run. O recomendado é sempre recuperar essas
habilidades quando sobrar 1 ou 2 mobs que não sejam poderosos na run.
Bom galera, por hoje é só!
Acompanhem nosso próximo tutorial em busca do andar 100!
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